Um dos programas que você pode usar para aperfeiçoar as suas imagens é o Corel Draw. Entre os efeitos possíveis está o Efeito Vinheta, que é um dos mais simples e também mais charmosos de todos.
Muita gente não mexe nesses programas porque acha que são muito difíceis de serem usados, mas a verdade é que não é assim, não! Com algumas dicas dá para utilizá-los e conquistar bons resultados.
A seguir passamos um tutorial de como fazer o Efeito Vinheta, para você que quer dar uma turbinada em alguma imagem sua. Aproveite e coloque em prática!
Tutorial do Efeito Vinheta – Passo a Passo
- O primeiro passo para fazer o Efeito Vinheta é importar a foto que você deseja modificar para dentro do Corel Draw. Para fazer isso você precisa clicar em Arquivo – Importar e clicar em Ctrl + I.
- Depois é necessário selecionar a imagem deseja clicando duas vezes no nome dela e depois dando OK.
- O próximo passo é arrastar a imagem, de modo que ela se abra no programa e apareça, para as demais modificações acontecerem.
- Agora você deve selecionar a sua imagem como “Mostra” e depois ir para a parte de Bitmaps.
- Abrindo esse Menu é importante que você procure pela palavra Criativo, selecionando-a, para depois selecionar a palavra Vinheta.
- A seguir você pode já pode aplicar o Efeito Vinheta na imagem e aproveite para visualizar como vai ficar antes de fato colocar para funcionar.
- Faça os testes de numeração necessários.
- Depois selecione as cores que acha mais adequadas para esse trabalho. É importante que você verifique todas as opções possíveis, para ter certeza de que está escolhendo a melhor.
- Depois é chegada a hora de você selecionar as formas. Aqui temos muitas opções, entre as principais estão elipse, círculo, retângulo ou quadrado. Mais uma vez é possível testar, para você ver qual que se encaixa melhor no trabalho que está sendo feito.
- Em seguida você deve fazer os ajustes, ou seja, mover para direita, mover para a esquerda e colocar números, afim de depois definir como será o deslocamento e a dissolução da sua vinheta.
- Faça a visualização!
- É possível que você não fique totalmente satisfeito com o que ver. Nesse caso não tem problema, é só ir modificando e avaliando depois, se gostou ou se ainda dá para fazer melhorias, mas lembre-se de sempre visualizar depois que fizer uma modificação!
- Quando tudo estiver pronto dê ok, para aplicar na imagem tudo aquilo que você vem idealizando para deixa-la perfeita!
Por que apostar no Efeito Vinheta?
Você provavelmente já viu o efeito vinheta em um montão de lugares! A internet tá cheia de imagens que passaram por esse efeito e ficaram muito melhores depois disso.
Esse efeito é usado também em vídeos. Não é raro fazerem sequências de vídeos só usando imagens que tenham forma de vinheta. Dá uma graça toda especial e dependendo do contexto fica muito interessante.
Infelizmente muitas pessoas não usam desse artefato disponível no Corel Draw por puro desconhecimento. Muita gente sabe trabalhar com Pacotes básicos, como o Office, mas se complicam demais na hora de mexer em programas de edições de imagem, porque esses pedem normalmente mais esforço, mais estudo e muito mais dedicação do que estão preparados!
Uma boa ideia para se aperfeiçoar e poder trabalhar nesta área é fazer um curso de Corel Draw! Os ensinamentos serão usados tanto no seu dia a dia quanto no âmbito profissional, e você só vai aproveitar, aprendendo muito mais que Efeito Vinheta!
Boa sorte!