Informatica e tecnologia

Como melhorar a motivação no trabalho

Às vezes entramos num ciclo de execução sem fim, o chamado piloto automático. A vida parece uma lista de tarefas, uma rotina cansativa e sem brilho. Afinal, como melhorar a motivação no trabalho?

Será que você está feliz com a vida que conquistou ou existe algo que você gostaria de mudar?Você já fez a sua lista de objetivos e projetos? Afinal, você está escrevendo a história que sempre sonhou?

Antes de iniciar nosso artigo, faça uma reflexão e tente encontrar quais os pontos que te incomoda. Talvez você já encontre várias respostas para a sua falta de motivação…

Se você trabalha com algo que não gosta ou em um ambiente pouco agradável, talvez esteja aí a sua falta de motivação.

Mas se você ama o que faz e mesmo assim está sem motivação, talvez a falta de objetivos seja o seu maior problema.

Como perceber a falta de motivação?

Você sente vontade de permanecer na cama ao acordar? Quando sai para o trabalho, não vê a hora de terminar o expediente? Talvez sinta que cada atendimento é uma tortura num dia sem fim…

Esses são alguns sintomas da falta de motivação não somente no trabalho, mas numa vida de rotina sem graça e sem objetivos.

Se você disse ‘sim’ para alguma dessas situações ou se lembrou de outras, é hora de mudar a rota. Afinal, ninguém quer uma existência vazia e sem significado. Nós buscamos a felicidade e procuramos fazer dela a nossa parceira de caminhada, não é mesmo?

Por que não consigo me motivar nas tarefas?

Um dos motivos para não se sentir feliz e engajado nas tarefas é justamente não conhecer a importância da atividade. Se você não conhece a importância, não vai se empenhar em realizar o trabalho. Ou talvez irá apenas executar a ordem, sem dedicação ou esforço.

Outro motivo pode ser porque você não gosta realmente do que faz e só está nesse lugar ‘até encontrar algo melhor’.

Mas aí vem um outro ponto: se você não se dedica e se esforça onde está, será que vai conseguir mesmo esse ‘algo melhor’?

Afinal, como melhorar a motivação em um trabalho que você não gosta e/ou não se empenha?

Como ter motivação no trabalho?

Aqui estão alguns hábitos que você deve desenvolver para aumentar sua motivação no trabalho:

  1. Planeje a sua semana, em vez de planejar o dia
  2. Saiba quais são as prioridades
  3. Comece pelo mais complexo
  4. Conheça os prazos
  5. Tenha tempo para a criação ociosa
  6. Liberte a criatividade
  7. Tenha uma lista de desejos
  8. Tenha um descanso adequado

Quando planejamos a semana, temos uma visão mais ampla de tudo aquilo que precisa ser feito. Talvez algumas tarefas sejam menos agradáveis, mas necessárias. Nessa hora, use a disciplina.

Tente começar pelo que for mais complexo nas primeiras horas do dia. Acredite, o seu corpo estará mais disposto e seu cérebro tomará as melhores decisões.

Se você trabalhar com prazos maiores, a sua criatividade terá espaço para fluir. Aqui vale aquela regra do ‘comece agora’, não deixe pra depois e esse depois se tornará um prazo muito apertado para que sua liberdade criativa aconteça.

O ponto chave está em ter sempre uma lista de desejos e sonhos, para que você tenha ânimo todas as manhãs e lute em busca dos seus sonhos. Quando estiver próximo de alcançá-los, já trate de estabelecer novos objetivos. Isso é estar numa jornada constante de melhorias.

Por fim, não se esqueça de incluir o descanso em sua rotina. O descanso reparador vai garantir que seu corpo trabalhe bem e com a energia adequada para produzir excelentes resultados.

E quais práticas podem ajudar a manter a motivação?

Se você quiser tornar a sua rotina uma fonte inesgotável de motivação e inspiração, se prepara que aqui vão algumas dicas especiais!

  • Tome consciência do motivo que está te tirando as energias.
  • Entenda o que você realmente deseja para sua vida.
  • Faça uma conexão de importância entre o que você faz no seu trabalho e o resultado que deseja alcançar pra si mesmo.
  • Se você está no degrau do trampolim para conseguir ‘algo melhor’, dedique-se duas vezes mais. É assim que agem as pessoas de sucesso.
  • Tenha anotados os seus desejos e planos futuros. No dia em que estiver mais cansado eles te darão força para persistir.
  • Cuide dos seus hábitos alimentares. Eles são o combustível base para manter seu corpo em perfeito funcionamento. Se o seu corpo estiver bem, ele terá a disposição suficiente para realizar as tarefas.
  • Agradeça por todas as suas conquistas, diariamente. Se você acordou, agradeça. Caso tenha um trabalho, mostre a sua gratidão. Se o seu dia de trabalho foi concluído com sucesso, seja grato. Muita gente gostaria de estar no seu lugar.
  • Cuide muito bem de tudo aquilo que conquistou. Isso mostra o quanto você é merecedor de muito mais. A prosperidade acompanha aqueles que sabem dar valor ao que foi conquistado com muito empenho e dedicação.

Resumindo…

Enfim, a motivação é o impulso necessário que vai te fazer recomeçar todos os dias. Por isso deve ser muito bem cultivada. E não se engane achando que tudo isso é conversinha… A gente sabe que é assunto muito sério 😉

Essa tal motivação pode separar os profissionais bons daqueles profissionais excelentes, que brilham aos olhos de qualquer líder. Essa diferença é extremamente perceptível e gritante.

Se você gostou desse conteúdo, fique ligado nas novidades do blog. Afinal, estamos aqui para compartilhar coisas boas e te ajudar a caminhar nessa linda e tortuosa estrada que se chama vida!

Um forte abraço e conte sempre conosco!

Share

Recent Posts

Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz

Aumente suas chances de entrar no mercado de trabalho! Conseguir uma vaga de emprego como…

10 meses ago

Como se preparar para ser um bom líder

Afinal, será que a liderança é tão fácil de ser exercida? Mas como se preparar…

1 ano ago

Como elaborar uma rotina de estudos eficiente

Diante da velocidade das informações é preciso aprender como elaborar uma rotina de estudos eficiente…

1 ano ago

Como começar no Empreendedorismo?

Quando o problema se torna uma oportunidade e a oportunidade está nas mãos de quem…

2 anos ago

Seu sucesso depende da sua saúde

O seu sucesso depende da sua saúde. A produtividade depende de uma vida equilibrada, livre…

2 anos ago

A arte de falar bem para influenciar pessoas

A arte de falar bem para influenciar pessoas consiste em usar técnicas para convencer, conquistar…

2 anos ago

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com isso.

Política de Privacidade