Você faz parte do grupo que acha que não é possível conseguir um emprego sem experiência?
O que realmente é a experiência?
Veja o que aconteceu num processo seletivo na Volkswagen:
Após o examinador pedir para o candidato responder por escrito a pergunta: Você tem experiência?
Trecho da redação do candidato aprovado:
“Já fiz cosquinha na minha irmã pra ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei o rosto, já conversei com espelho, Já quis ser astronauta, violinista, mágico, caçador e trapezista. Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora. Já passei trote por telefone. Já roubei beijo, já confundi sentimentos. Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido. Já tentei esquecer algumas pessoas, mas…Já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa pra sempre e voltei correndo, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma…E me perguntam: ‘Qual sua experiência?’ … tudo na vida é uma experiência.”
Trecho retirado do site Pensador, se você quiser ver a redação completa, clique aqui
E aí? Você acha que está demonstrando para as empresas que mesmo sem experiência na área desejada, você é capaz, tem atitude e demonstra ser uma pessoa segura?
Realmente as empresas perguntam sobre sua experiência, mas NÃO é somente isso que define se você será ou não contratado.
Esse é apenas um dos quesitos avaliados e não o único!
Você pode suprir sua falta de experiência prática com conhecimento teórico. Sim. Muitas vezes, o empregador prefere contratar alguém que nunca tenha trabalhado na área, mas que tenha os conhecimentos teóricos, adquiridos em um bom curso, pois assim ele terá condições de desempenhar bem o seu papel, sem “vícios” adquiridos em outros locais.
Por isso, se você está focando apenas na falta de experiência ao tentar uma vaga no mercado de trabalho, pare e comece a pensar no que você pode oferecer à empresa.
Se sua qualificação for maior que sua falta de experiência, com certeza a vaga será sua!
Abraços e sucesso sempre!