O Microsoft Excel inovou o mercado na época do seu lançamento (1987) ao oferecer uma ‘interface’ gráfica de fácil acesso e muito intuitiva.
A ferramenta é muito útil para cálculos e manipulação de dados, otimizando tempo.
As empresas logo adotaram a inovação, utilizando as novas fórmulas de cálculo e planilhas de organização como um recurso indispensável.
Por isso, ao candidatar-se a um cargo e até mesmo para seguir algumas carreiras como Auxiliar Administrativo, Contador ou Gestor de Marketing Digital o curso de Excel é indispensável!
E engana-se quem acredita que nunca irá precisar usar o Excel ao escolher uma carreira que não depende diretamente da ferramenta. O programa pode ser usado em situações cotidianas, por exemplo, no gerenciamento de estoque, na finalização de uma venda e para gerar Gráficos de desempenho.
Saber utilizar o Excel é um requisito básico para entrar definitivamente o mercado de trabalho. Por isso, muitas pessoas acham que é uma ferramenta fácil de aprender sozinho ou acreditam que não vão usar em suas tarefas. Mas será que isso é uma verdade?
As inúmeras fórmulas presentes no aplicativo desenvolvem os mais diversos tipos de cálculos.
Existem fórmulas básicas como a soma e subtração, porém esse recurso também possibilita a realização de equações complexas.
Você pode colocar mais de uma planilha em um único arquivo e isso possibilita analisar e agrupar várias informações, por exemplo, um balancete dos últimos meses de sua empresa.
A Nova função disponibilizada em 2019 é a opção de digitalizar dados a partir de fotos e gerar um novo documento no Excel e inserir dados (da foto) em uma planilha já criada.
Os gráficos mais usados em empresas são os em linhas, pizza e colunas, porém uma infinidade de outros tipos estão disponíveis no Excel.
Dessa forma, esse recurso ajuda a analisar visualmente uma série de dados numéricos e criar uma correlação entre eles.
É possível até criar Dashbords (Paneis Gráficos que atualizam automaticamente).
Esse recurso não é uma segurança contra vírus ou algo do tipo. A proteção de planilha é usada para assegurar que determinadas partes do arquivo não sejam modificadas por acidente ou por novas fórmulas inseridas.
A formatação condicional permite visualizações rápidas e precisas facilitando encontrar dados na planilha .
É possível pesquisar, por exemplo, os maiores números de um intervalo, os menores, os duplicados e pesquisa de texto entre outras possibilidades.
A classificação oferece uma liberdade maior ao criar planilhas, pois você pode organizar sua planilha de forma personalizada, por ordem alfabética, do menor para o maior e por cores.
Falamos apenas de algumas funções do Excel para você se familiarizar com o que o programa pode fazer. Entretanto, estas poucas funções não irão suprir a necessidade de um curso especializado. Além do mais, você precisa dominá-las na prática.
Afinal, aprender fórmulas e funções apenas com materiais gratuitos de forma aleatória e sem uma sequência lógica pode ser bastante complicado. E, dessa forma, você ainda pode desanimar com o processo de busca, que em muitos casos, deixam falhas no seu aprendizado.
Conseguimos mostrar para você que existem muitas formas de utilizar o Excel? Portanto, saber operar essa ferramenta pode ser o diferencial do seu currículo!
Tenha acesso a conteúdos completos. E aprendendo passo a passo de Fórmulas, Funções e Gráficos. De forma prática e no seu ritmo e online!