Informatica e tecnologia

Principais funções do Excel

O Excel é um programa fantástico, com inúmeros recursos e fórmulas e é imprescindível para as empresas atualmente. Nele é possível solucionar uma infinidade de expressões matemáticas e fórmulas prontas que já estão dentro da ferramenta, para obter o resultado desejado. Separamos as cinco principais funções do Excel que serão essenciais para dominar o programa e usá-lo a seu favor.

Mas, o Excel é um programa tão completo que fica difícil escolher as principais funções!

As cinco funções são: SOMA, MÉDIA, SE, CONT.SE  E SOMA.SE. Vamos lá? Em cada função, tem uma imagem para nossos exemplos, então para praticar, faça uma planilha exatamente como cada uma dos exemplos. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Principais funções do Excel: Função SOMA

A função SOMA é a mais utilizada e serve para somar os valores de um intervalo de células. Para utilizar qualquer fórmula ou função no Excel, podemos começar digitando o sinal de igual (=) na célula onde deseja o resultado.

Para utilizarmos a função SOMA, primeiramente clique na célula onde deseja que seja exibido o resultado. Em nosso exemplo abaixo, queremos saber o resultado da soma da coluna C, exibindo o valor na célula C9. Clique então na célula C9 e digite “=SOMA(” (sem as aspas).

Em seguida é necessário inserir os parâmetros da função, ou seja, as células que a função irá utilizar para montar a operação. Em nosso exemplo, como disse, queremos saber o resultado da somatória das células C3 até a C8, então continue a fórmula digitando “C3:C8)“(também sem as aspas).

Para obter o resultado basta pressionar a tecla ENTER. Sempre que qualquer valor das células C3 até a C8 forem alteradas, a soma será atualizada automaticamente.

Podemos utilizar esta função tanto com intervalo de células que estão próximas também é possível usá-la com células distantes (com mais de um intervalo) nessa opção você deve  separar as células com o ponto e vírgula (;).

 

Função Média

 

A nossa próxima função mede a média aritmética, que é a tendência central em uma distribuição estatística.

Da mesma forma que as demais, primeiro posicione seu cursor na célula onde deseja o resultado.

Em nosso exemplo, calcularemos a média das vendas do Vendedor Claudio, nos meses de Janeiro a Março.

Clique na célula E3 e digite: “=MEDIA(b3:d3:)” e pressione ENTER para obter o resultado.

Neste exemplo, o Excel irá calcular qual é o valor médio entre os resultados dos 3 meses indicados. Sempre que um dos valores for alterado, automaticamente a média será recalculada.


Função SE

 

Sendo uma das principais funções do Excel a função SE faz comparações lógicas entre um valor e outro e exibe um resultado de acordo com o resultado obtido. 

A comparação SE oferece dois resultados se o resultado é verdadeiro ou falso de acordo com a comparação. Em nosso exemplo, queremos que o Excel nos informe automaticamente se a somatória da cotação em cada um dos mercados está cara ou barata.

Para isso, primeiro temos que entender a lógica por dentro da função SE. =SE(TESTE LÓGICO;VERDADEIRO;FALSO).

A primeira parte da função é o teste lógico. Em nosso exemplo, queremos testar se o valor da célula C9 é maior ou igual a 50 (este valor é apenas fictício). Se o resultado for maior que 50, considero que seja CARO, se for menor que 50, quero que apareça BARATO.

Uma vez entendida a lógica da função, vamos aplicar a função na prática:

Na célula B10, digite: “=SE(B9>=50;” (sem as aspas)- até aqui o que fizemos foi informar qual função iremos usar (SE) e o teste lógico (B9 maior ou igual a 50).

Agora iremos escolher o que o Excel irá a preencher se condição for verdadeira. Digite: “Caro”; (com as aspas)

Em seguida, vamos escolher agora o que preencher se a condição for falsa. Digite: “Barato”) (com as aspas) . Pressione ENTER e obterá o resultado. Se a soma for maior ou igual a 50, o Excel irá preencher Caro, mas se for menor que 50, irá preencher Barato.

Como pode ter percebido, antes de usarmos a função SE, usamos a função SOMA na célula B9, assim, o Excel já calcula a soma e mostra se está caro ou barato conforme os valores dos produtos forem sendo alterados.

É possível também mesclar outras funções junto com a função SE e/ou exibir, ao invés de um texto, o valor de alguma célula.

Ex1: =SE(Media(C3:C4)>=10; “CORRETO” “ERRADO”)

Ex2: =SE (BA>=10; A1; A2)

 

Função CONT.SE

Esta função conta quantos registros de um dado aparece na planilha, sendo possível contabilizar quantas registros há disponíveis. O Excel fará uma contagem apenas SE o critério buscado for encontrado.

Para utilizá-la devemos escrever: 

=CONT.SE(células onde os dados serão buscados; “critério que será buscado”)

Em nosso exemplo, queremos contar quantas vendas fez o vendedor que digitarmos na célula F2.

Vamos à prática: digite na célula F4: “=CONT.SE(A3:C8;F2)” (sem as aspas) e pressione ENTER.

Vamos entender a fórmula =CONT.SE( é a função que queremos. A3:C8 é o intervalo que queremos contar; F2 é o critério que estamos buscando.

Em nosso imagem, queremos que o Excel conte quantas vezes aparece o vendedor Pedro, no intervalo A3:C8. Neste caso, o resultado será 3. Já se mudarmos o valor da célula F2 para Luis, o resultado será 1, pois o vendedor Luis fez apenas 1 venda.

SOMASE

Esta função é uma mistura das funções Soma e Se, pois irá somar APENAS os registros que satisfizerem a condição lógica.

A estrutura da função é: =SOMASE(intervalo; critérios; intervalo_soma).

Em nosso exemplo, digite na célula C11: =SOMASE(C3:C10;”PG”;B3:B10) e pressione ENTER.

Entendendo nossa função: “=SOMASE(” é a função que desejamos utilizar, ou seja queremos que o Excel some apenas os registros que cumprirem o meu critério). Em seguida C3:C10;“PG”; estou informando ao Excel qual é o meu intervalo e critério a serem analisados. Que quero que separe apenas as linhas que estão com PG (em nosso caso, apenas células das linhas 3 e 5). Por último, informo quais valores eu quero que ele some B3:B10. Então, neste caso, ele irá somar apenas as células B3 e B5, pois são as únicas que atendem o critério anterior. Neste exemplo, o resultado será R$ 3.100,00.

 

Viu como o Excel é poderoso? Estas são apenas algumas das principais funções do Excel, pois existem muitas outras tão interessantes e poderosas quanto estas.

 

Share

Recent Posts

Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz

Aumente suas chances de entrar no mercado de trabalho! Conseguir uma vaga de emprego como…

10 meses ago

Como melhorar a motivação no trabalho

Às vezes entramos num ciclo de execução sem fim, o chamado piloto automático. A vida…

1 ano ago

Como se preparar para ser um bom líder

Afinal, será que a liderança é tão fácil de ser exercida? Mas como se preparar…

1 ano ago

Como elaborar uma rotina de estudos eficiente

Diante da velocidade das informações é preciso aprender como elaborar uma rotina de estudos eficiente…

1 ano ago

Como começar no Empreendedorismo?

Quando o problema se torna uma oportunidade e a oportunidade está nas mãos de quem…

2 anos ago

Seu sucesso depende da sua saúde

O seu sucesso depende da sua saúde. A produtividade depende de uma vida equilibrada, livre…

2 anos ago

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com isso.

Política de Privacidade