Às vezes entramos num ciclo de execução sem fim, o chamado piloto automático. A vida parece uma lista de tarefas, uma rotina cansativa e sem brilho. Afinal, como melhorar a motivação no trabalho?
Será que você está feliz com a vida que conquistou ou existe algo que você gostaria de mudar?Você já fez a sua lista de objetivos e projetos? Afinal, você está escrevendo a história que sempre sonhou?
Antes de iniciar nosso artigo, faça uma reflexão e tente encontrar quais os pontos que te incomoda. Talvez você já encontre várias respostas para a sua falta de motivação…
Se você trabalha com algo que não gosta ou em um ambiente pouco agradável, talvez esteja aí a sua falta de motivação.
Mas se você ama o que faz e mesmo assim está sem motivação, talvez a falta de objetivos seja o seu maior problema.
Você sente vontade de permanecer na cama ao acordar? Quando sai para o trabalho, não vê a hora de terminar o expediente? Talvez sinta que cada atendimento é uma tortura num dia sem fim…
Esses são alguns sintomas da falta de motivação não somente no trabalho, mas numa vida de rotina sem graça e sem objetivos.
Se você disse ‘sim’ para alguma dessas situações ou se lembrou de outras, é hora de mudar a rota. Afinal, ninguém quer uma existência vazia e sem significado. Nós buscamos a felicidade e procuramos fazer dela a nossa parceira de caminhada, não é mesmo?
Um dos motivos para não se sentir feliz e engajado nas tarefas é justamente não conhecer a importância da atividade. Se você não conhece a importância, não vai se empenhar em realizar o trabalho. Ou talvez irá apenas executar a ordem, sem dedicação ou esforço.
Outro motivo pode ser porque você não gosta realmente do que faz e só está nesse lugar ‘até encontrar algo melhor’.
Mas aí vem um outro ponto: se você não se dedica e se esforça onde está, será que vai conseguir mesmo esse ‘algo melhor’?
Afinal, como melhorar a motivação em um trabalho que você não gosta e/ou não se empenha?
Aqui estão alguns hábitos que você deve desenvolver para aumentar sua motivação no trabalho:
Quando planejamos a semana, temos uma visão mais ampla de tudo aquilo que precisa ser feito. Talvez algumas tarefas sejam menos agradáveis, mas necessárias. Nessa hora, use a disciplina.
Tente começar pelo que for mais complexo nas primeiras horas do dia. Acredite, o seu corpo estará mais disposto e seu cérebro tomará as melhores decisões.
Se você trabalhar com prazos maiores, a sua criatividade terá espaço para fluir. Aqui vale aquela regra do ‘comece agora’, não deixe pra depois e esse depois se tornará um prazo muito apertado para que sua liberdade criativa aconteça.
O ponto chave está em ter sempre uma lista de desejos e sonhos, para que você tenha ânimo todas as manhãs e lute em busca dos seus sonhos. Quando estiver próximo de alcançá-los, já trate de estabelecer novos objetivos. Isso é estar numa jornada constante de melhorias.
Por fim, não se esqueça de incluir o descanso em sua rotina. O descanso reparador vai garantir que seu corpo trabalhe bem e com a energia adequada para produzir excelentes resultados.
Se você quiser tornar a sua rotina uma fonte inesgotável de motivação e inspiração, se prepara que aqui vão algumas dicas especiais!
Enfim, a motivação é o impulso necessário que vai te fazer recomeçar todos os dias. Por isso deve ser muito bem cultivada. E não se engane achando que tudo isso é conversinha… A gente sabe que é assunto muito sério 😉
Essa tal motivação pode separar os profissionais bons daqueles profissionais excelentes, que brilham aos olhos de qualquer líder. Essa diferença é extremamente perceptível e gritante.
Se você gostou desse conteúdo, fique ligado nas novidades do blog. Afinal, estamos aqui para compartilhar coisas boas e te ajudar a caminhar nessa linda e tortuosa estrada que se chama vida!
Um forte abraço e conte sempre conosco!