Diante de um mercado altamente competitivo e exigente, a missão é como ser um bom profissional. Então quais são as características e as atitudes dos bons profissionais? E como se tornar um?
Existem algumas características que os bons profissionais tem em comum, como por exemplo, o foco, a disciplina e o planejamento.
E olha só que interessante: pesquisas apontam que o Brasil é um dos países que mais buscam conteúdos de desenvolvimento pessoal e técnicas para melhorar o foco e a disciplina.
Se isso procede, deveríamos também ser um dos países mais felizes, ou pelo menos com melhor qualidade de vida, mas ao que parece somos o país com maior número de casos de ansiedade e depressão, então, por que será?
Para falar mais sobre foco e disciplina, antes de tudo, vamos entender algumas definições, segundo o Google:
Conhecidas as definições, vamos entender então, como o cérebro humano funciona!
Ao falar em foco, estamos tratando sobre gastar a energia com determinado projeto específico, sabendo claramente todos os passos a percorrer, além de todas as tarefas a realizar, correto?
Então é justamente aqui que começa o grande erro das pessoas ao achar que manter projetos e sonhos na mente vai resolver alguma coisa.
Aí você pergunta: “João, você já traçou as metas para esse ano?” e o João diz: “já… tá tudo aqui na minha cabeça!”
O que a gente esquece de considerar é que a mente humana é muito inconstante e está completamente vulnerável às emoções e sentimentos do agora.
Isso significa que se hoje tenho motivação e energia, posso projetar sonhos mirabolantes sem considerar que sentimentos como a preguiça, a procrastinação, a angústia e o medo podem vir a ser meus companheiros em algum momento.
Outro fator importante ao se falar sobre foco, é que existe uma palavra que poucas pessoas sabem dizer para tarefas totalmente fora do planejamento.
Essa palavra com 3 letras e 1 acento, que salva vidas e sonhos é o NÃO.
Saber dizer não é qualidade rara de quem sabe perfeitamente o que quer.
É abrir mão muitas vezes daqueles prazeres tolos e imediatos que envolvem comida, álcool, drogas, enfim…
Nesse sentido é ter consciência plena de que o sacrifício e a dor a curto prazo vão ser recompensados em longo prazo…
Então vamos falar sobre a disciplina, que deveria ser ensinada em casa, desde muito cedo.
E no início do ano é comum mesmo que a gente se proponha muitas metas e promessas e blábláblá…
E neste ano a NOSSA META é despertar as pessoas que esperam as coisas acontecerem para dizer “Ah, eu deveria… Ah… eu poderia… Ah… perdi a oportunidade.”
Então, é hora de você aprender sobre DISCIPLINA.
Disciplina é fazer aquilo QUE NÃO GOSTO.
Exatamente! Ter disciplina é fazer tudo aquilo que eu não gosto, porque simplesmente precisa ser feito. Porque sem a realização dessa tarefa, irei comprometer outras tantas tarefas que fazem parte de um caminho que me leva ao SUCESSO.
E por falar em sucesso…
Talvez você diga que seu objetivo profissional é ter casa, carro e dinheiro na conta, ou talvez, viajar…
Da mesma forma, talvez você me diga que seu objetivo profissional é ser o diretor, ou gerente da empresa.
Afinal, o conceito de sucesso e o objetivo muda de pessoa para pessoa. E você, mais que ninguém precisa conhecer claramente seu objetivo profissional, pois é ele que te faz acordar cedo todos os dias.
É justamente o seu objetivo profissional que vai te dar a energia, por exemplo para manter a disciplina.
Mas para isso, precisamos saber que:
Ah, com certeza, é preciso muita determinação, pois essa determinação vai gerar motivação.
Costumo dizer que a determinação é muito mais relevante e importante que a velocidade em que estou.
A determinação é que vai ditar a sua direção e, para quem quer ir para o norte, nunca chega se pegar a estrada rumo ao sul!
Na busca por foco, disciplina e profissionalismo, você precisa acrescentar aos seus dias, uma dose extra de determinação, para ter visão de futuro e acreditar que tudo é um processo e da mesma forma com que me alegro ao realizar objetivos, também me alegro ao superar desafios e limites.
Mas só acreditar não basta, porque é preciso ação!
Enquanto você não resolver levantar e fazer algo por seus sonhos, ninguém vai ser voluntário nessa jornada, talvez o máximo você vai conseguir são voluntários para comentar e talvez rir da sua cara.
“Amigos” que dizem “mas isso dá trabalho” ou “eu não abro mão do meu fim de semana” ou “ah não hoje é segunda” ou “hoje podia ser sexta”, talvez sintam medo que você esteja num nível melhor que eles e, por isso querem te levar com eles…
Para ser um bom profissional é preciso foco, disciplina, conhecer seu objetivo profissional para, portanto, ter motivação e fazer um pouco a cada dia!
Uma dica extra, a leitura diária é fundamental para que você amplie a mente, o vocabulário, se expresse melhor e aprenda um universo desconhecido e mágico.
E se você chegou até aqui, parabéns, já é um vestígio que você quer se tornar um bom profissional, então, está na direção certa!
Conte conosco na sua jornada e alegre-se com suas conquistas!
Posso ajudar?