Muitas vezes, você quer enviar uma tabela que foi criada no Excel para o seu diretor ou para um cliente ou ainda para um professor ou amigo, mas não quer enviar as fórmulas que fez e funções que utilizou, para evitar que os dados sejam alterados indevidamente.
Outras vezes, quer enviar apenas alguns dados de uma planilha complexa.
Estes são alguns exemplo que podemos enviar apenas um arquivo exportado no formato PDF.
É um formato de arquivo criado pela empresa Adobe para possibilitar a exibição e o compartilhamento de arquivos com segurança, pois ele é somente leitura.
Os documentos PDF podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios e não são tão facilmente alterados como seria uma planilha desprotegida do Excel.
Nesta dica de Excel vamos aprender a converter um arquivo do Excel em PDF gratuitamente.
Depois finalizar a edição de sua planilha e já ter salvo ela no formato .xlsx, com ela ainda aberta no Microsoft Excel, de um clique na guia arquivo (em algumas versões anteriores do Office, você acessará o Botão do Office – um botão redondo no canto superior esquerdo).
Depois clique na opção Salvar Como, (veja a figura abaixo).
Agora defina onde irá salvar seu arquivo, entre as opções de pastas e locais no lado esquerdo (veja figura acima).
No nosso exemplo, o destino para o arquivo será a área de trabalho).
Digite o nome que deseja para o arquivo PDF. Dê preferência para algum nome que facilite encontrar este arquivo posteriormente. Não clique no botão Salvar ainda, pois agora que escolheremos o formato desejado.
Logo abaixo da linha do nome do arquivo, clique na pequena seta ao lado dos tipos de arquivos (onde normalmente estará escrito: “Pasta de trabalho do Excel (*.xlsx)” .
Role pelas opções, encontre e selecione PDF (*.pdf), em seguida clique no botão Salvar.
Pronto, a exportação foi concluída com sucesso.
Agora você poderá abrir seu o arquivo utilizando de leitores próprios para o formato PDF (como o Adobe PDF) ou do ainda seu próprio navegador de internet, que também é compatível com este formato.
Dependendo da versão do seu office (por exemplo, a última versão, que agora é chamada Microsoft 365), além da opção Salvar Como, já existe uma opção chamada “Salvar como Adobe PDF” que simplificará ainda mais esta conversão, pois eliminará um passo do processo acima.
Porém, em versões muito anteriores do office, como a versão 2003 ou anteriores, pode ser que nem exista a opção PDF na lista de opções.
Neste caso, não é possível exportar sua planilha do Excel em PDF utilizando a dica acima.
Espero que tenha gostado desta dica.
Ainda acha difícil aprender o Excel? Leia este post que irá te ajudar.
Quer saber mais sobre o Excel ou ainda outras dicas de informática?
Assine nossa newsletter e fique de olho em nosso blog que toda semana teremos novas dicas.
Um grande abraço!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo